6 de set. de 2010

Regularização Fundiária - União dos Operários

Memórias, emoção e homenagens marcaram a assinatura da ordem de serviço 199/10, que dá início aos levantamentos técnicos para a regularização fundiária dos lotes da vila União dos Operários, realizada na tarde deste sábado, 4, no bairro Mathias Velho, em Canoas. “Estamos firmando um compromisso constituído há 30 anos, pactuado na campanha eleitoral e consolidado no orçamento participativo de 2009”, observou o prefeito Jairo Jorge.

Aproximadamente 300 pessoas, entre lideranças civis, autoridades e moradores do bairro Mathias Velho, lotaram a área aberta da Escola Thiago Würth. Na ocasião, além da assinatura do documento pelo prefeito Jairo Jorge, foram repassadas às famílias interessadas as primeiras orientações sobre as etapas e condições do processo de regularização. “Ganhamos na justiça a posse do terreno, mas hoje é uma vitória, pois sem a escritura, nada se consegue”, declara o presidente da Associação dos Moradores da vila União dos Operários, Nildo Natal Borba da Rosa.

O subprefeito da região Noroeste, Júlio Ribeiro, homenageou as lideranças que integraram a luta pela iniciativa que se concretizava. “Essa conquista só foi possível por um governo comprometido. Muitos que participaram dessa luta não chegaram nesse momento, mas lutaram muito, e por isso eu quero homenageá-los”, disse.

Conforme o prefeito Jairo Jorge a concretização dessa conquista pela comunidade é coerente com o perfil dos moradores da vila União dos Operários. “É um povo lutador, guerreiro, que sabe o que quer”, nota. Relembrando momentos importantes da luta pela moradia em Canoas, na qual também participou como ativista, o prefeito reiterou que uma prefeitura precisa estar comprometida com os mais necessitados.

O início dos trabalhos deve ocorrer em cinco dias, com conclusão prevista para 120 dias. A área, que começa o processo de regularização vai beneficiar cerca de 5,7 mil pessoas. Participaram, da solenidade a vice-prefeita, Beth Colombo, o 2.º vice-presidente da Câmara de Vereadores de Canoas, Ivo Fiorotti, os titulares das secretárias municipais das Relações Institucionais, Mário Cardoso e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joseane Gasparetto, e o coordenador de Relações Municipais, Oli Borges, além de outros diretores e assessores de gestão.


Fonte: Site da Prefeitura

Fotos: Ireno Jardim

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, volte sempre!