4 de jul. de 2012

Anunciados recursos para construção de tunel da Domingos Martins sob BR 116



O ministro dos transportes Paulo Passos confirmou o repasse de verbas para as obras do túnel da Domingos Martins, no centro de Canoas. O anúncio foi feito em reunião no Ministério, nesta terça-feira, 3, com a presença do prefeito Jairo Jorge, além do durante a do presidente da Câmara Federal Marco Maia e do diretor geral do DNIT, Ernesto Fraxe.
O DNIT vai acertar os últimos detalhes do projeto e abrir a licitação em no maximo 30 dias. A obra vai durar 18 meses e terá um custo aproximado de 30 milhões de reais, facilitando a mobilidade da região metropolitana. Cerca de 20 mil veiculos deverão sair do dia a dia da BR 116, melhorando o fluxo entre Canoas e a Capital Porto Alegre. Para Jairo Jorge a obra vai recuperar a comunicação da cidade e ainda melhorar a passagem de pedestres no local, que estava provisoria ha 20 anos, com uma passarela de madeira.
Também participaram do encontro Nazur Garcia, assessor de Marco Maia e o secretário de Transporte e Mobilidade de Canoas, Luiz Carlos Bertotto.
.

BENEFÍCIOS:

• Economia de 870 km no transporte coletivo e 48.000 km no transporte individual por dia, com isso reduzirá consideravelmente o tempo de viagem e as emissões de gás carbônico no ambiente, reduzindo em muito os congestionamentos na região, sendo que estes ocorrem hoje principalmente na via lateral da BR com efeitos na via principal.
• Importante ressaltar também a existência hoje de uma passarela de pedestre provisória, construída de madeira, que deverá ser removida para a construção de uma nova, com acessibilidade universal incorporada junto ao túnel.
• 35 linhas de ônibus deixaram de fazer o contorno no Viaduto atual, que contabiliza 2,3km, com 381 viagens por dia;
• Deixaria de emitir 116,4 toneladas de CO2 ao ano;
• 10min em tempo de viagem por dia, isso significa -38h de viagem.
• Extensão: 50,3 m;
• Implantação e duplicação de via: 800 m;
• Prazo da obra: 18 meses;




Crédito da notícia: Adriana Paranhos / Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, volte sempre!