21 de nov. de 2011

Emoção nas Primeiras Escrituras entregues aos moradores da União dos Operários!





























































Foi um sábado emocionante para 19 famílias da Vila União dos Operários, no Bairro Mathias Velho, as famílias receberam as escrituras de suas casa, é visível a emoção dos moradores, que lutaram muito para conseguir seu pedaço de chão.

Estiveram presentes o Senhor Prefeito Jairo Jorge, a Vice Prefeita Beth Colombo, Subprefeito Prof. Julio Ribeiro, a Sec. de Habitação Joceane Gaspareto entre outras autoridades.Salientou o Prefeito "Esse momento é especial, porque marca a primeira entrega do documento final a essas famílias, mas é só o começo, pois temos ainda mais de mil famílias que serão atendidas".O ato Ocorreu na Vila União dos Operários na Comunidade Divino Mestre e contou com a presença de uma grande parte da comunidade.


Emocionado o Irmão Antônio Cechin e sua irmã, Matilde Cechim relataram as lutas que tiveram no início da ocupação . "É um momento especial, porque há 25 anos residimos aqui", declara a moradora Teresa dos Santos, primeira a receber a escritura com o seu marido, Antônio da Silva Santos.


A conquista jurídica das propriedade por essa comunidade se deu via Usucapeão, em novembro de 1983. Com o resultado de um trabalho em parceria com os estudantes da Uniritter, a atual gestão impulsionou os estudos e procedimentos legais para a regularização dos lotes. Em 2009, durante eleição no Orçamento Participativo de Canoas os moradores locais elegeram a regularização fundiária como prioridade, o que impulsionou o trabalho do governo municipal para esse desfecho. A partir de estudos técnicos da SMDUH, a área foi dividia em 1.130 lotes, distribuídos em 47 quadras, cuja quadra 8 é a primeira a ser entregue.


Para o Subprefeito Prof. Julio Ribeiro, se disse emocionado pois convivendo a muito tempo com os moradores da Vila União dos Operários, desde de o tempo de Professor onde lecionava para inúmeros moradores da Vila, ressaltou, “ hoje vejo um sonho das primeiras 19 famílias sendo realizado, e logo estaremos entregando as escrituras para muitos outros”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, volte sempre!