Estiveram presentes o Senhor Prefeito Jairo Jorge, a Vice Prefeita Beth Colombo, Subprefeito Prof. Julio Ribeiro, a Sec. de Habitação Joceane Gaspareto entre outras autoridades.Salientou o Prefeito "Esse momento é especial, porque marca a primeira entrega do documento final a essas famílias, mas é só o começo, pois temos ainda mais de mil famílias que serão atendidas".O ato Ocorreu na Vila União dos Operários na Comunidade Divino Mestre e contou com a presença de uma grande parte da comunidade.
Emocionado o Irmão Antônio Cechin e sua irmã, Matilde Cechim relataram as lutas que tiveram no início da ocupação . "É um momento especial, porque há 25 anos residimos aqui", declara a moradora Teresa dos Santos, primeira a receber a escritura com o seu marido, Antônio da Silva Santos.
A conquista jurídica das propriedade por essa comunidade se deu via Usucapeão, em novembro de 1983. Com o resultado de um trabalho em parceria com os estudantes da Uniritter, a atual gestão impulsionou os estudos e procedimentos legais para a regularização dos lotes. Em 2009, durante eleição no Orçamento Participativo de Canoas os moradores locais elegeram a regularização fundiária como prioridade, o que impulsionou o trabalho do governo municipal para esse desfecho. A partir de estudos técnicos da SMDUH, a área foi dividia em 1.130 lotes, distribuídos em 47 quadras, cuja quadra 8 é a primeira a ser entregue.
Para o Subprefeito Prof. Julio Ribeiro, se disse emocionado pois convivendo a muito tempo com os moradores da Vila União dos Operários, desde de o tempo de Professor onde lecionava para inúmeros moradores da Vila, ressaltou, “ hoje vejo um sonho das primeiras 19 famílias sendo realizado, e logo estaremos entregando as escrituras para muitos outros”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, volte sempre!