24 de jun. de 2012
PCdoB oficializa candidatura de Manuela em Porto Alegre
Aos gritos de "agora ninguém segura, é Manuela na prefeitura", a deputada federal Manuela D'Ávila (PCdoB) foi confirmada como candidata a prefeita de Porto Alegre na manhã deste sábado, em convenção na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Dani Barcellos
Com o auditório lotado por militantes da coligação partidária (PCdoB, PSB, PSD, PSC e PHS), a parlamentar subiu ao palco ao lado do governador gaúcho, Tarso Genro (PT), que demonstrou apoio, apesar da candidatura própria do petista Adão Villaverde.
Manuela recebeu também a força da senadora Ana Amélia Lemos (PP), que não esteve presente pessoalmente, mas mandou seu recado através do deputado Mano Changes (PP). Os dois vão contra o apoio progressista à candidatura do atual prefeito, José Fortunati (PDT). A comunista fez elogios à administração da presidente Dilma Rousseff (PT) e trouxe um discurso sintonizado com o governo federal, focado na modernização, gestão e erradicação da miséria.
"Obrigada pelo belo gesto de estar conosco, Tarso Genro. Tenho orgulho de ter me tornado amiga de uma mulher corajosa que representa o nosso Estado (referindo-se a Ana Amélia). Estamos conectados com as referências mais modernas de gestão do País e do mundo. Pude trabalhar com Dilma e Lula, nosso País mudou muito", afirmou a comunista.
"O Brasil mostrou que é possível governar com competência, elegeu a primeira mulher presidente, vive um grande momento, mas e a nossa cidade?", indagou Manuela. A deputada ressaltou que seu adversário na campanha não será Fortunati, mas sim os problemas que a cidade enfrenta. "Meu adversário não é o prefeito de Porto Alegre. São os problemas que o povo vive de maneira intensa no cotidiano. São esses os adversários que queremos vencer. Quero ser prefeita para romper um ciclo em que os governos se revezam e os problemas permancecem", disse ela, saudando os "queridos militantes do PT" presentes.
Críticas a Fortunati
Apesar da declaração, José Fortunati foi alvo de críticas da candidata do PCdoB. "Precisa mais do que amizade com o governador e a presidente, porque isso eu também tenho. É preciso a sintonia de projetos, ousadia, coragem e pioneirsmo, menos cargos de confiança políticos e mais especialistas conduzindo a cidade", salientou ela.
"Que orçamento participativo é este que ameaça as pessoas, arrancando o microfone da mão de quem não é amigo do prefeito? Temos que construir ciclovias, e não propaganda de ciclovias. Não permitirei que o debate seja feito entre quem é mais ou menos experiente, e sim entre quem tem melhores projetos. Quem fecha posto de saúde em feriados não tem moral para me cobrar", alfinetou Manuela.
Fazendo referência a três administradores históricos de Porto Alegre - Loureiro da Silva, Leonel Brizola e Olívio Dutra -, Manuela argumentou que é preciso retomar o espírito "corajoso, moderno e inovador" da capital gaúcha. "Temos capacidade técnica e gente para resolver nossos problemas. Nossa cidade tem uma alma marcada por três tatuagens: piorenirismo, capacidade de construir mudanças e inconformidade com injustiças. A capital tem que ser a principal do Estado, a cidade que vibra".
Presença do PT e Ana Amélia
O governador Tarso Genro fez um discurso durante a convenção referindo-se à candidatura de deputada Manuela como "excelente". "É importantre que a esquerda tenha candidaturas fortes em todo o País. O nível de avanço em reformas políticas que fizemos na América Latina está chegando no limite, Devemos fortalecer uma grande coalizão que não perca o rumo nacional. A eleição municipal deste ano é uma luta que transcende este momento, porque constitui a formação de frentes populares ágeis", afirmou o governador, demonstrando um possível apoio no segundo turno caso o candidato petista não chegue lá.
"Tenho enorme orgulho de ter no meu governo os partidos que formam a minha espinha dorsal. Manuela é uma mulher brilhante e inteligente", elogiou o governador. Na aberturta da convenção foi exbidio um vídeo contando a trajetória de Manuela na política. Nele, a senadora Ana Amaélia Lemos apareceu como destaque.
"Tenho muito orgulho da nossa amizade. Manuela tem uma maneira sincera e honesta de se manifestar", disse a senadora. Mano Changes corroborou o discurso, dizendo que Ana Amélia não pode estar presente na convenção, mas mandou o seguinte recado: "estaremos de mão dada contigo". O PP, partido de Ana Amélia, oficializou o apoio a Fortunati.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Marcadores
comunidade
data comemorativa
Campanha
pc do b
OP
prefeitura na rua
natal
opinião
Central do Cidadão
Feira do livro
Manuela 6565
negrinho Santos
subprefeitura
BR 448
DIA DAS MÃES
Dilma
Escolas Municipais
Jairo Jorge
amigos
páscoa
AES Sul
André Machado
Carteira de Trabalho
Dia do Médico
EMEI Vó Sara
Entretenimento
Escola Ministro
Escola Odette
João Derli
Luiz Ezequiel
Mathias Velho
Mulheres da paz
Oscar Niemeyer
PL 4330
Paulo Paim
Protejo
Raul Carrion
Rádio Real
Semana farroupilha
Terceirização
Thiago Würthi
VLT
aniversário de canoas
aniversário.
ano novo
associações
bombas
clinica
comício
crise
câmara municipal de Canoas
dia da mulher
dia do professor
entrega das japonas
escola vitória
esporte
estágio
família
festa julinas
futebol
infantil
inverno
juros
livro
maioridade penal
metrô subterrâneo
p
poema
portal vermelho
propostas
pré-escola
reciclável
site
sociedade
transporte coletivo
trem
trensurb
união dos operários
utilidade pública
vereador
voto
vício
vídeo Prof. Julio e amigos
Ágora Virtual
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo comentário, volte sempre!