19 de jun. de 2015

Treinando o cérebro!

Nosso cérebro precisa ser treinado diariamente para ter um bom desenvolvimento, para isso vamos apresentar alguns testes e brincadeiras que são importantes para estimular nossa capacidade cerebral e aguçar a inteligência. 

Mãos à obra!! É hora de malhar os neurônios:

1 -   TESTE DAS CORESNesse teste tente ler as cores em que as palavras estão escritas… e não o texto que está escrito.É um teste de atenção, engajamento e inibição de respostas. O lado esquerdo do cérebro, predominante para linguagem, ao menos sinal de distração, tentará ler o texto. O lado direito, mais viso-espacial, tentará dizer as cores.  Boa Sorte !!






2 -   TESTE DO RELÓGIO INVERTIDOEsse é um difícil teste de adaptação visual. Abaixo temos um relógio invertido no plano horizontal. A imagem é como um relógio de parede disposto na frente de um espelho. O cérebro, tirado da sua zona de conforto, precisará re-inverter mentalmente a imagem para desvendar o horário correto. É um exercício visual e de estratégia. E então, que horas são?





3 -   TESTE DO TEXTO EMBARALHADOEsse teste é mais fácil e mostra uma fascinante habilidade cerebral. O texto abaixo tem letras embaralhadas, no entanto, nosso cérebro consegue decifrá-lo com uma fluência quase normal. Isso, pois ele não lê letra por letra (como alguns podem pensar) ! Nosso cérebro lê palavras inteiras, quando não frases inteiras. Ele tem um poder de prever o que é escrito, tá um pouquinho na frente do texto e compreende o contexto gramatical que algo é escrito. Faça o teste e surpreenda-se.





4 -   TESTE DE RASTREAMENTO 
Esse não é para qualquer um ! O objetivo é ler atentamente o texto abaixo e identificar quantas letras “F” aparecem. Mas não menospreze o exercício, não é tão fácil quanto parece. Nele o cérebro precisa inibir a leitura do todo, do contexto, da palavra e esforçar-se para perceber as letras. O que está escrito não importa, apenas procure e diga quantos “Fs” você lê abaixo. (Gabarito no final da página)






5 -   ENCONTRE O INTRUSONeste teste, a atenção é o fundamental! Em um “mar” de NOVES você precisará encontrar DOIS números SEIS. Algumas pessoas mais detalhistas têm muita facilidade nesse exercícios, outros tendem a ver o todo e realmente penam para achar os intrusos.Vamos à luta!





6 -   TEXTO COM NÚMEROSAqui mais um teste relativamente fácil e simples que mostra todo o poder de improvisação cerebral. Um texto que mescla letras e números e que, ainda sim, pode ser plenamente lido e compreendido. Leia e confira !!






7 -   TESTE DO SOLETRAR INVERTIDOExercício de complexidade média que exige muita, mas muita concentração. É preciso lembrar a grafia da palavra, inverter a escrita e narrar as letras na sequência correta. Quanto maior a palavra mais difícil fica o exercício. Seguem alguns exemplos de complexidade variável logo abaixo.




8 -   CONTAS SERIADAS DE CABEÇAEsse teste é bastante curioso. Faça a conta sequencial proposta abaixo, não use calculadora. Apenas some progressivamente os números e anote o resultado. Depois confira se você acertou com uma calculadora. O cérebro não pode bobear, são dados dinâmicos que ficam registrado apenas mentalmente. Parece fácil, não é? Vamos ver com você se sai, então.






Gabarito do teste nr. 4 = Existem seis Fs escondidos nesse texto. Encontrou? Se não achou, volte ao texto e confira !! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário, volte sempre!